segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Fita azul

Detesto correntes, principalmente aquelas com ameaças do tipo "se você não enviar a 248 pessoas nos próximos 27 minutos seus cabelos ficarão azuis pelo resto da sua vida".
Também evito ficar enviando textos por e-mail. Nessa era da tecnologia todos temos bem mais coisas para ler do que damos conta. E ler para ver se vale a pena ler, já toma muito tempo.
Por sorte meus amigos também têm essa consciência e me repassam poucas coisas desse gênero. As que recebo geralmente valem a leitura e muitas vezes valem a pena ser repassadas.
Hoje recebi um texto que se encaixa nessa categoria. Há muita gente que merece uma fita azul na minha vida. Para não ser injusta e para não super-lotar a caixa de entrada de ninguém, reproduzo aqui o texto, tal como o recebi. Sinta-se presenteado com fitas azuis você também.

*****

Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos
seus formandos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua vida de mestra.
Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma.
Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que diziam: 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Mais adiante, resolveu propor um projeto para a turma, para que todos pudessem ver o impacto que o reconhecimento positivo pode ter sobre uma comunidade. Deu aos alunos mais três fitas azuis para cada um, com os mesmos dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente.. Mas que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao fim de uma semana.
Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa próxima, o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira. Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe
as outras duas fitas dizendo: "Estamos desenvolvendo um projeto de classe sobre reconhecimento, e
gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também possa homenagear a uma outra pessoa, e manter este processo vivo. Mas depois, por favor, me conte o que percebeu ter acontecido..."
Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe, que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez seu chefe sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. O executivo subalterno perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se lhe permitiria colocá-la nele. O chefe surpreso disse: "É claro." Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração, o executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: "- Leve esta
outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito". E explicou sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a ele próprio.
No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho de 14 anos e o fez sentar-se diante dele. E disse: "- A coisa mais incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio criativo. Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me colocou esta fita que diz que 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Deu-me uma fita a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse merecedora de igual reconhecimento. Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu escolheria e pensei em você. Gostaria de homenageá-lo, meu filho. Meus dias são muito caóticos e quando chego em casa, não dou muita atenção a você. As vezes grito com você por não conseguir notas melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça. Mas por alguma razão, hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha frente. Simplesmente, sabe, para dizer a você, que você faz uma grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais importante da minha vida. Você é um grande garoto filho, e eu o amo!"
O menino, pego de surpresa, desandou a chorar sem parar, convulsivamente. Ele olhou seu pai e falou entre lágrimas: "- Pai, poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de
despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia decidido suicidar-me e lhes pedindo perdão. Pretendia me matar enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. A carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela mesmo."
Assustado, o pai foi ao quarto do jovem e encontrou a carta cheia de angústia e de dor. O homem foi para o trabalho no dia seguinte completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que cada um dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um fazia. O executivo que deu origem a isso ajudou muitos outros a planejarem suas carreiras e nunca esqueceu de lhes dizer que todos e cada um haviam feito uma grande diferença em sua vida, sendo um deles seu próprio filho.
A conseqüência desse projeto é que cada um dos alunos que participou dele aprendeu uma grande lição. De que 'Quem você é,faz sim, uma Grande Diferença'.
Você não precisa passar isso adiante para ninguém... Nem para duas nem para duzentas pessoas. Por outro lado, se quiser, pode enviar para aquelas pessoas que significaram ou significam algo para você, sejam quantas forem. Ou por outro lado, simplesmente sorria quando lhe escrevo porque você é muito importante para mim. Quem você é na minha vida, faz muita diferença para mim, e eu queria que todos
vocês soubessem disso. Eis aqui a sua fita azul!

(autor desconhecido)

Um comentário:

Fernanda Vaitkevicius disse...

Parabéns por postar aqui esse texto.

eu já conhecia essa prática e causa um efeito brilhante!

obrigada por compartilhar com pessoas que não sabem quão valiosas são.


Mil beijos