quarta-feira, 19 de março de 2008

Começando a desvendar Barcelona


Durante o vôo devorei o Guia Visual da Folha - Barcelona e Catalunha. Todos os guias dessa coleção são excelentes, valem o investimento (esse custou R$ 59,00). Cheguei à cidade sabendo o que queria ver e quais eram as prioridades - nunca dá tempo de vermos tudo aquilo que realmente queremos...

Em várias cidades européias há ônibus turísticos como esse que usei em Barcelona. Eles têm um ou mais trajetos (em BCN são 2 no inverno, 3 no verão) fixos. Como já sabia o que queria ver, pude me situar bem nesses dois roteiros oferecidos e planejar o que ver quando e em qual ordem. Isso foi bom, comprei passagem para dois dias para poder visitar os pontos mais distantes e o que fica perto do trem / metrô deixei para fazer depois.


Quando você compra a passagem, recebe um mapa dos percursos com as respectivas paradas e ainda cupons de desconto para museus, lojas, restaurantes, teleféricos, espetáculos, estacionamento... dessa vez até consegui usar mais de um. Vale a pena, porque você sobe em determinado ponto, pode subir ao andar de cima do ônibus, que é descoberto, e ter vistas excelentes da cidade em questão.

Plaça de Catalunya - início do trajeto

Cada pessoa recebe também um fone de ouvido que pode ser ligado em qualquer assento para acompanhar o trajeto com informações turísticas acerca dos pontos de interesse onde se vai passando. Em BCN havia 10 idiomas disponíveis: espanhol e catalão (os oficiais na Catalúnia), português (com sotaque de Portugal), alemão, russo, japonês, turco, inglês, francês, italiano. É possível comprar passagem para usar um ou mais dias.
Quando você chega a um ponto que deseja conhecer melhor, desce do ônibus, faz a visita, volta ao ponto e pega o próximo que passar. Funciona muito bem.
Os pontos estão identificados com tótens que possuem mapas do itinerário, identificação clara de onde você está e o horário quando o último ônibus do dia passa naquele ponto para você não ficar na mão. Também o horário do primeiro do dia, caso você queira iniciar o percurso sem ser no ponto zero.


Em BCN há duas empresas que fazem isso: a Bus Turístic (que utilizei por ter sido recomendada) e outra de ônibus amarelo que promete português brasileiro nos fones de ouvido.


Meus dias foram assim:

- DIA 1: ônibus linha vermelha

parada na Sagrada Família - 4 horas de visitação
parada no Parc Güell, onde almocei e devo ter ficado umas 3 horas aproximadamente
parada cancelada em Tibidabo porque nem o bonde e nem o funicular estavam funcionando
fiz o resto do percurso até a parada da Diagonal sem descer, só vendo de cima do ônibus mesmo
fiz integração com a linha azul na Diagonal
parada em Sants (desnecessária para o turista comum, mas eu queria conhecer a estação de trens - resquícios de quando trabalhava em turismo)
resto do percurso sem descer, para ter noção de distâncias de Montjuiic
desci ao pé da Rabla, que subi à pé para tomar o trem na Plaça de Catalunya e voltar a SAnt Feliu de Lobregat, onde estava morando na casa de uma amiga
==> total: 12 horas na rua, nenhuma bolha, vários degraus e morros percorridos

- DIA 2: ônibus linha azul - Montjuiic - um morro que concentra os pavilhões de exposições, vários museus (como o de Miró, por exemplo), parte do complexo olímpico de 1992, um castelo que não pude visitar porque o teleférico estava fechado para manutenção (não dei sorte com os morros de BCN...)
parada no Museu Nacional D'Art de Catalunya (mas foi porque não consegui descer no Poble Espanyol... a parada foi demasiado curta). Era para ter sido o próximo ponto, mas OK, inverti a coisa, tirei as fotos da vista que se tem de lá da cidade (inclusive se identificam claramente a Catedral e a Sagrada Família, Tibidabo etc.). Não entrei no museu porque tomaria muito tempo.
percurso à pé até o Poble Espanyol + visita -> recomendo
ônibus até o teleférico para descobrir que reabriria no dia seguinte
desci de Montjuiic à pé pela encosta
encontro para almoço com minha amiga
bairro gótico
Mercado de la Boqueria
casa
==> 14 horas na rua, nenhuma bolha - ufa!

- Dia 3: dia em família
Em BCN fiquei na casa de uma amiga. Foi quando conheci marido e filhos. Adorei a família. Nos demos muito bem. Então sabadão foi dia de programa familiar: jogo de futebolk do filho de 6 anos na escola dele, seguido de almoço num restaurante de praia. O tempo estava neblinoso, sentamos no restaurante a 50m do mar e nada de ver o Mediterrâneo... Por sorte abriu o suficiente para eu dizer que vi a água.



- Dia 4: rota do modernismo, Palau de la Música Catalana e... *snif*... últimos momentos...
De manhã fui sozinha a Barcelona para visitar a rota modernista: La Pedrera (= Casa Mila), Manzana de la Discordia. De lá, ruínas romanas no bairro gótico. Lanchinho no café do Palau, seguido de encontro com a minha amiga e filhos para vcisita guiada no próprio Palau.

E acabou-se o tempo que tinha para Barcelona. Se não tivessem ocorrido atrazos nos vôos, teria ganho uma tarde à mais na chegada. Ainda assim vi o que mais interessava. Mas certamente a cidade merece mais dias de visita e um retorno (ao menos quando a Sagrada Família estiver pronta dentro de 20 anos!).


Ficha técnica: comprei passagem para dois dias para percorrer com calma as linhas vermelha e azul (a verde, só no verão - é percurso mais praiano).
* Preço: EUR 26,00 para os dois dias
* Início oficial: Praça Catalúnia (para ambos trajetos) - possível começar em qualquer outro ponto
* Primeiro ônibus do dia: 9h00
* Último: sai por volta de 19h00 (inverno) da Praça Catalúnia
* Os trajetos vermelho e azul têm alguns pontos de baldeação.
* Onde comprar: em banca da Praça Catalúnia ou então dentro do ônibus.
* Para usar: basta apresentar o tíquete válido na entrada e se acomodar.

Nenhum comentário: