quarta-feira, 19 de março de 2008

A Sagrada Família - introdução

A Sagrada Família - Templo Expiatório projetado por Antoni Gaudi em Barcelona - é tão impressionante que precisa ser dividida em capítulos para ser apresentada.


A construção continua e seu término está previsto para dentro de 20 anos - não por falta de recursos financeiros para a obra, mas devido à complexidade desta.
Como toda igreja, os recursos para sua construção provém de doações. Dizem que um cristão deve (ajudar a) construir uma igreja durante sua vida. Já visitei algumas em minha vida, em muitas pagando entrada, mas pela primeira vez estou contribuindo para uma construção. Árvores já plantei algumas e pretendo continuar plantando várias. Já publiquei um texto em um livro. Agora faltam só os filhos...
Bom, voltando dos devaneios à Sagrada Família, no mínimo dentro de 20 anos terei que voltar a Barcelona para ver a obra concluída.
Fiquei apaixonada por Gaudi e seus conceitos construtivos inspirados na Natureza. Tudo tem muita iluminação natural, que acho essencial. Quando a Sagrada Família estiver concluída e todas as janelas tiverem recebido vitrais o espetáculo será inesquecível.
Essa construção é uma igreja, não uma catedral como muitos a chamam. Catedral pode haver apenas uma em cada cidade e é o assento do bispo. Já igrejas deve haver suficientes para atender a todas as comunidades da cidade. Essas são responsabilidade de padres. A Sagrada Família, apesar de tão imponente, é "apenas" uma igreja.

Os capítulos virão aos poucos, com fotos. Estarão sujeitos a posteriores acréscimos, conforme a mente for soltando mais informações em forma de lembranças (ou de consultas, claro!).


Ficha técnica: entrada de EUR 7,50 por EUR 7,00 (desconto obtido pelo cupom do Bus Turístic)
Andei por conta própria, depois fiz a visita guiada (EUR 3,50) e logo subi às torres na Fachada da Natividade (EUR 2,00). A fila do outro lado era 3 vezes mais longa... só porque as pessoas não andam primeiro, mas se enfiam logo na primeira fila que vêem...
A visita auto-guiada (fones de ouvido) sai grátis. Você paga uma caução pelo equipamento, que é devolvida quando recebem o aparelho de volta.

Site oficial (sendo renovado): http://www.sagradafamilia.org


Nenhum comentário: